domingo, 15 de agosto de 2010

Bacalhau Espiritual

Este Domingo (15/08) foi dia de Bacalhau cá em casa, e decidimos prepara-lo de uma nova maneira, o "Bacalhau Espiritual", como é conhecido em Portugal, talvez porque eleva o espírito de quem o degusta, pois decerto elevou o nosso. Ficou uma delicia, e melhor ainda porque preparado a quatro mãos, por mim e pela minha Cris. Com certeza repetiremos mais vezes.
Receita "Bacalhau Espiritual"
Ingredientes para 4 pessoas (dá até para 5-6):
750 gr. de Bacalhau

3-4 Cenouras

1 Cebola grande
3 dentes de Alho
4 Pãezinhos (papo seco) duros
750 ml de Leite
60 gr. de Margarina
80 gr. de Farinha

200 ml de Natas
150 ml de Azeite
100 gr. Queijo Ralado

Sal q.b.
Noz Moscada q.b.

Pimenta q.b.
Preparação:
Demolhe o Bacalhau em Água abundante, de 15 a 20 horas com antecedência, trocando a Água com regularidade e deixando na Geladeira (Frigorífico) durante a noite.
Coza o Bacalhau, cobrindo com água e após levantar fervura deixe cozer por 10-12 minutos. Reserve o Bacalhau para arrefecer, bem como cerca de 300 ml da Água de cozer o Bacalhau.
MOLHO:
Num pequeno Tacho leve a derreter a Margarina juntando a Farinha logo após, mexendo e misturando bem até ficar tipo uma "massa". Misture lentamente a Água de cozer o Bacalhau e depois cerca de 250 ml de Leite. Quando engrossar, mistura as Natas (Creme de Leite), misture bem e tempere com Sal, Pimenta e Noz Moscada. Deixe borbulhar e reserve.
Continuação: Numa Frigideira Larga e grande ou num Tacho leve a Cebola e os Alhos a Refogar em 100 ml de Azeite, até a Cebola ficar douradinha. Junte a Cenoura e deixe refogar mais um pouco até amolecer.
Junte o Bacalhau lascado e desfiado continuando a mexer bem e deixando cozinhar por 10 minutos. Esprema o Pão para retirar o excesso de Leite e esfarele-o na Frigideira, misturando bem. Adicione um pouco do Leite de Demolhar o Pão, caso esteja muito seco. Junte metade do Molho preparado anteriormente, continue mexendo, prove e rectifique os temperos, Sal, Pimenta e Noz Moscada. Unte um Tabuleiro Refractário com Azeite, espalhando bem no fundo e laterais, use um pincel se necessário. Coloque a Mistura de Bacalhau no Fundo da Travessa espalhando uniformemente. Espalhe em toda a superfície a restante parte do Molho em cima do preparado de Bacalhau. Polvilhe com todo o Queijo Ralado e leve ao Forno pré-aquecido a 250º. Deixe Gratinar por cerca de 15 a 20 minutos.
Sirva com uma Salada de Alface, temperada com um fio de Azeite, Sal, Óregãos e Vinagre Balsâmico.
E muito BOM APETITE. (Clique na Foto do Prato, para passo a passo Fotográfico da Receita, abre em nova janela).

4 comentários:

Anónimo disse...

Hummmmm!
Tb escrevo um blog de culinaria junto com duas amigas, o Aventurinhando.
Amei as receitas!
Bjs.

Márcia Chaves disse...

Olá, amigo!! Estou aqui, babando de vontade de esperimentar suas receitas. Vou começar pela sopa de grão de bico. Sou apaixonada por ele e nunca experimentei em sopas.
Obrigada pelo carinho lá no meu blog. O mei blog de receitas foi criado para er um lugar onde guardar tudo que eu quero fazer. Vc se importa se eu publicar algumas suas??? Tudo com o devido crédito, é claro.


Abs,

Márcia

José Maria Lobato disse...

Márcia,,,, que bom você gostou do sabor e aromas daqui, fico muito contente!!! Na verdade não sou um cozinheiro profissional, cometo ainda muitos erros, em especial no sal e nos temperos, mas uso a culinaria como terapia, e apesar da minha esposa também ser cozinheira, eu vim de Portugal e já tomei conta da cozinha, eheheheh!!!!
Publique as minhas receitas quando quiser, sinta-se à vontade, terei o maior prazer, depois me avise quando o fizer, se possível, ok??? E que tal você também contribuir com algumas aqui????
Quanto à sopa de grão de bico, ficou excelente, até minha sogra elogiou, e elogio de sogra é sempre bom, não acha???
Abraços culinários, Zé Maria, volte sempre, tentarei actualizar o Blogue sempre que possível!!!

José Maria Lobato disse...

Fátima,,, verdade que também tem um Blogue de receitas??? Mmmm, qual o endereço, posso saber, vou gostar muito de visitar e pegar alguma dicas, mas com certeza!!! Se experimentar alguma das minhas, depois diga como ficou, combinado?????
Bjs e abraços, Zé Maria